Night Bikers! Diversão, Saúde e Movimento noite a dentro!

Andar de bike em grandes centros urbanos durante o dia tem se tornado uma tarefa quase impossível nos últimos anos. A quantidade de carros e motos circulando pelas ruas e avenidas não deixa espaço para os ciclistas e colocam em risco essa atividade.

Para “driblar” essa falta de espaço nas ruas, surge alternativas como os parques, as ciclo faixas de finais de semana e os passeios noturnos. A quantidade de ciclistas noturnos tem crescido acentuadamente nos últimos anos. Pedalar a noite é uma ótima opção, já que nesse período as ruas tornam-se vazias, os níveis de poluição diminuem em quase 60% e é possível explorar ruas e avenidas por ângulos inusitados.

Dentre os diversos grupos de ciclistas noturnos existentes em São Paulo, destaca-se o Night Bikers, criado no final dos anos 80 em São Paulo pela bike repórter Renata Falzoni. Os passeios noturnos aconteceram quando, durante a semana Renata Falzoni na impossibilidade de pegar uma trilha (pela distância e tempo) e passear tranquila na cidade de dia, escolheu a noite como sendo perfeita para pedalar.

Aos poucos Renata passou a ter companhia de vários amigos, que na época estavam nascendo para o que hoje são: profissionais no ramo do Mountain Bike. Em 1989, estes passeios informais começaram a se expandir, e várias pessoas queriam pedalar nas condições de um Night Biker. Daí nasceu a ideia de criar o NIGHT BIKER’s CLUB DO BRASIL, cujo objetivo, além de fazer os passeios noturnos é de fomentar o Mountain Bike no Brasil e difundir conceitos quanto a educação e a segurança do ciclista e da bike.

A segurança dos ciclistas é um ponto chave nos grupos de bike noturnos. A utilização de capacetes é obrigatória, já que pequenas quedas podem provocar lesões graves, caso a cabeça seja atingida. Recomenda-se também o uso de sinalizadores luminosos (safelights), já que nem sempre a iluminação é adequada e a visibilidade é essencial para evitar acidentes.

É importante também cuidar da manutenção da bike, fazendo revisões periódicas em oficinas especializadas, verificando a condição dos freios, rodas e quadros. Existem regras básicas a serem seguidas nos passeios em grupos noturnos, como trafegar sempre pela direita, respeitar os guias e as sinalizações de trânsito.

Um bom nível de condicionamento físico é necessário. Muitos grupos dividem os percursos por graus de dificuldades com variações no percurso, ritmo e distância percorrida. Acima de tudo é importante respeitar o seu próprio ritmo.

Em quase todos os grandes centros urbanos no Brasil existem grupos de ciclistas noturnos. Apaixonados pela modalidade, que esperam o cair da noite para pedalar com os amigos. E você já pensou em conhecer melhor a sua cidade pedalando à noite?

A DLK Sports acaba de lançar no Brasil uma Safelight exclusiva, ideal para a pratica de esportes noturnos. Confira no video abaixo e na DLK Store.

Categorias: Ciclismo, Qualidade de Vida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>