Utilize as Escadas!

Por Vinicius Heine

Utilizar as escadas normalmente não é a opção para a maioria das pessoas, seja para quem mora em apartamentos ou em diferentes espaços públicos como as estações de trem e de metro. Em geral as pessoas optam pelo elevador ou pela escada rolante, que são mais “confortáveis” e exigem menor esforço. No entanto, esse esforço menor tem como consequência um menor gasto calórico. Ao evitar subir ou descer pelas escadas perdemos a oportunidade de acrescentar mais movimentos em nossas vidas, exercitando os músculos e melhorando a nossa condição cardiorrespiratória.

O que poderia ser feito para incentivar as pessoas a utilizarem mais as escadas? Será que tornar esta experiência mais divertida seria uma boa estratégia para incentivar o seu uso? Pensando nisso uma interessante experiência foi aplicada em Estocolmo na Suécia, onde a escada de uma estação de metrô foi transformada em um piano! (Assista ao vídeo).

Diante de tal “brincadeira” muito mais pessoas (66% a mais) resolveram utilizar as escadas ao invés das escadas rolantes, provando que o componente lúdico é essencial para motivar as pessoas a se movimentarem.

Iniciativa semelhante está sendo aplicada na estação de trem de Osasco na Grande São Paulo numa parceria com o SESC e os resultados tem sido igualmente positivos (veja matéria no Globo.com). Se tiver curiosidade em conhecer pessoalmente o seu funcionamento, a escada ficará ativa até 24 de fevereiro, de segunda a sexta das 9h às 22h, e nos finais de semana, das 9h às 19h.

Iniciativas como essa demonstram que é possível incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo e se tornarem mais ativas. E que a brincadeira ainda é o melhor jeito de combater o estresse e adquirir mais qualidade de vida!

Vinicius Heine é professor de Educação Física formado pela USP. Coordenador técnico da DLK Sports Assessoria Esportiva.

Categorias: Campanhas, Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>